A leitura do mundo por meio dos sentidos: histórias de ensino, aprendizagem e deficiência visual
Judith Mara de Souza Almeida
R$ 39,68 (Frete incluso)
R$ 39,68 (+ Frete)
Sinopse:
A obra de Judith Mara de Souza Almeida
é de relevante contribuição para a área de Linguística Aplicada e no campo
da formação inicial e continuada de professores, principalmente considerando
a necessidade latente de formação em contexto de práticas inclusivas que
permitam o pertencimento dos alunos cegos ou com baixa visão. Pode ser uma
grande fonte de auxilio para aquelas mães, pais e famílias, que assim como
eu e minha família pudemos aprender muito sobre a cegueira e a baixa visão,
além das práticas adequadas para o processo de ensino e aprendizagem dessas
crianças na escola, o que muito nos ajudou a entender melhor o meu próprio
neto, sua visão e os seus desafios e possibilidades na escola. Seu texto,
escrito em uma linguagem acessível e de prazeirosa leitura pode certamente
despertar o interesse não somente dos colegas do universo acadêmico, mas a
todos interessados no tema de seu livro.
No campo da pesquisa narrativa, a obra de Judith Almeida empurra fronteiras
e inova em um misto de narrativas de natureza autobiográfica, narrativas
ficcionais e narrativas vivenciadas ao longo de seu estudo com os docentes e
discentes de seu contexto de composição dos seus textos de campo. No campo
dos estudos sobre inclusão, sua obra nos ajuda a compreender diferentes
modos de cegueira e de visão das práticas e dos mundos em que vivemos na
escola e fora dela.
Sobre a Autora:
Judith Mara de Souza Almeida é
professora do Instituto Federal Catarinense e Doutora em Estudos
Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.
É Graduada em Letras e Pedagogia; especialização em Língua Portuguesa e
Literatura; especialização em Informática para deficientes visuais e
especialização em educação de surdos. Mestre em Linguística pela
Universidade Federal de Uberlândia (2008). Professora de Atendimento
Educacional Especializado no Instituto Federal Catarinense – campus de
Araquari. Atuou com alunos com baixa visão, realizando Avaliação Funcional
da Visão e Estimulação Visual, no Núcleo de Tecnologias Avançadas do CAP -
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às pessoas com deficiência
visual e, também, como professora formadora na Secretaria Municipal de
Educação de Uberaba, Casa do Educador. Tem experiência em Atendimento
Educacional Especializado na Sala de recursos multifuncionais da rede
pública de ensino e também como professora de Português como segunda língua
para alunos surdos, além de experiência na área de Ensino e aprendizagem de
Línguas e Educação Especial, atuando principalmente com os seguintes temas:
ensino e aprendizagem de língua materna, educação a distância, alfabetização
e letramento, leitura na perspectiva sociointeracionista, educação especial
na perspectiva da educação inclusiva, educação de pessoas com baixa visão,
cegueira e surdez, formação de professores para a educação inclusiva e para
o atendimento educacional especializado.
Número de páginas: 221
Edição: 1 (2019)
ISBN: 978-85-9583-048-6
Formato: A 5 (14 X 21 cm)
Acabamento: Brochura com orelha
Tipo de papel: Offset 75g
Contatos:
todasasmusas@gmail.com
editora@todasasmusas.org
Editor: Flavio Felicio Botton
Supervisão Editorial: Fernanda Verdasca Botton
Editora Todas as Musas - São Paulo
C.N.P.J. 12.650.462/0001-33
http://editoratodasasmusas.blogspot.com.br/
https://editoratodasasmusas.wordpress.com/