Cinema e literatura: Oliveira, Régio e
a presença
Mariana Veiga Copertino
(Doutora em Estudos Literários pela UNESP, Professora de Literatura e Língua
Portuguesa)
R$ 45,20 (+ frete)
Sinopse:
Os diálogos entre cinema e literatura
têm sido motivo de inúmeras reflexões ao longo das últimas décadas. Ao
pensar a confluência entre estas duas linguagens, é inevitável evocar a
figura de Manoel de Oliveira, mestre do cinema português. Tendo vivido até
os 106 anos de idade, Oliveira foi um dos poucos artistas que viram as
transformações socioculturais pelas quais o mundo passou ao longo do século
XX e o momento inicial de sua produção coincide com o auge da revista
presença em Portugal. A relação do cineasta com essa “Folha de Arte e
Crítica” se estreita à medida que intensifica sua amizade com José Régio, um
dos idealizadores do periódico. Régio apresenta ao jovem Oliveira as
inovações estéticas propostas pela presença e a forma renovadora pela qual
ela defendeu a divulgação do conceito de arte que denominou “Literatura
Viva”. Assim, o movimento presencista e a estética que Manoel de Oliveira
propõe desenvolver no cinema convergem para o mesmo propósito, especialmente
no que concerne às questões relacionadas à originalidade de uma obra
autêntica: uma arte sincera e atemporal, que expressa a essência da alma
humana e as suas relações com o contexto da vida moderna.
Este livro, resultado de anos de pesquisa de doutorado, propõe um estudo da
produção cinematográfica de Manoel de Oliveira, conduzindo o leitor em um
passeio por sua obra fílmica e observando a influência que esta recebeu do
presencismo português, detectável, sobretudo, na relação que ela estabelece
com outras artes e, dentre elas, especialmente com a literatura.
Sobre a autora:
Mariana Veiga Copertino é Doutora em Estudos Literários pela UNESP FCL/Ar, com o desenvolvimento da tese intitulada "Cinema e Literatura: Manoel de Oliveira, José Régio e o pensamento crítico da revista Presença". Realizou doutorado sanduíche na ESAP, no Porto, financiado pela Bolsa de Estudos e Cultura Portuguesa para Estrangeiros da Fundação Calouste Gulbenkian. Mestra também pelo PPG em Estudos Literários da UNESP, tendo desenvolvido a pesquisa "O cinema de Manoel de Oliveira: um caso singular", na área de Relações Intersemióticas. Bacharel e licenciada no curso de graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara, com dupla licenciatura em português e alemão. É pesquisadora participante do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC), da Unesp e do Grupo de Pesquisa "Colonialismo e Pós-Colonialismo em Português" (CPCP), da USP. Também é membro do Centro de Estudos Regianos (CER), de Vila do Conde e do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), no Porto. Atua em pesquisa sobre teatro, literatura, cinema e diálogos entre linguagens. É professora de Literatura e Língua Portuguesa.
Número de páginas: 249
Edição: 1 (2022)
ISBN 978-65-88543-77-1
Formato: A 5 (14 X 21 cm)
Acabamento: Brochura
Tipo de papel: Offset 75g
Contatos:
todasasmusas@gmail.com
editora@todasasmusas.com.br
Editor: Flavio Felicio Botton
Supervisão Editorial: Fernanda Verdasca Botton
Editora Todas as Musas - São Paulo
C.N.P.J. 12.650.462/0001-33
http://editoratodasasmusas.blogspot.com.br/