Ano 14 - Número 01 (Jul - Dez 2022)
(clique na imagem para ver a versão impressa)
Organização de:
Fernanda Verdasca Botton (FATEC) e Flavio Botton (ETM)
Sumário
Aguata py’ýi - Graça Graúna
Editorial - Flavio Botton e Fernanda Verdasca Botton p.1
Dossiê:
A literatura indígena nacional - Janice Cristine Thiel p. 2
Escritores (as) indígenas, etnomídia e a conquista de territórios narrativos
- Elizabeth Gonzaga de Lima p. 12
Diáspora em quatro elementos: sobre Ixé ygara voltando pra 'y'kûá, de Ellen
Lima - Suene Honorato p. 27
A
(des)construção de estereótipos em Crônicas indígenas (para rir e refletir
na escola), de Daniel Munduruku - Leandro Faustino Polastrini e
Rosana Rodrigues da Silva p. 42
Brô Mc’s
e OZ Guarani: flechas de rimas no rap nativo - João de Carvalho
p. 54
“História da Arara Misteriosa”: uma narrativa kaxinawá e sua visão de mundo
integradora - Érika Bergamasco Guesse Borges p. 66
Festa do
Moqueado: relações entre as narrativas orais e as raízes da música guajajara
- Alíria Wiuira B. de Carvalho p. 78
A
denúncia, de Eliane Potiguara: relações de poder na poesia indígena
contemporânea - Ricardo Martins Valle e Claudinécia do Prado
Souza p. 90
Pistas
indexicais e representações na criação poética e literária de autoria
indígena: Uma análise do poema “ay kakyri tama - eu moro na cidade”, de
Márcia Wayna Kambeba - André Marques do Nascimento E Jasminny
Rodrigues da Costa Santos p. 105
“Índio
eu não sou": identidade e (re)existência dos povos originários através de
uma poesia de Márcia Wayna Kambeba - Michelly da Silva Fernandes
e Sérgio Roberto Moraes Corrêa p. 119
Artigos:
Uma análise socio-estilística e literária de A jangada de pedra, de José Saramago: reflexões sobre a seleção e a combinação na língua - Elisane Regina Cayser, Gisele Benck de Moraes e Ivânia Campigotto Aquino p. 134
Ocupar e resistir 1, de Camila Soato: a pintura e o papel da fotografia em sua criação - Priscilla de Paula Pessoa e Eluíza Bortolotto Ghizzi p. 149
A noção de happening em Arte no Aterro (1968) - Tamara Silva Chagas p. 162
A importância do Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) na trajetória teatral de Hermilo Borba Filho - Beatriz Pazini p. 173 Ferreira
Resenhas:
Um percurso histórico pelo locus horrendus - Gabriel Furine Contatori p. 190