Ano 10 - Número 01 (Jul -
Dez 2018)
(clique na imagem para adquirir a versão impressa)
Organização de:
Manuel Guaranha (FATEC/UNISA), Helba Carvalho (UNICSUL), Ana Lúcia Tinoco
Cabral (PUC), Fernanda Verdasca Botton (FATEC) e Flavio Botton (ETM)
Sumário
Editorial - Flavio Botton e Fernanda
Verdsaca Botton p.1
Dossiê:
100 anos
de Antonio Candido: um crítico empenhado -
Helba Carvalho, Manoel Francisco Guaranha e Ana Lúcia Tinoco Cabral p. 2
Professor Antonio Candido: presença constante em meu percurso acadêmico - Norma Seltzer Goldstein p. 5
Um ensaio na sala de aula - Ariovaldo Vidal p. 16
“La claridad es un deber”: Antonio Candido e o superregionalismo de Guimarães Rosa - Everton Luís Teixeira p. 31
Leituras da Formação: notas sobre recepções críticas de Antonio Candido - Sérgio da Fonseca Amaral e Moisés Ferreira do Nascimento p. 39
Variações sobre temas da crítica e da história - Jucimara Tarricone p. 54
A perspectiva teórico-pragmática de Na Sala de aula: caderno de análise literária - Manoel Francisco Guaranha e Helba Carvalho p. 61
Artigos:
Revisão de
Bento Teixeira - Jean Pierre Chauvin p. 71
A
desconstrução do romance na pós-modernidade - Álvaro Cardoso
Gomes e Eliane de Alcântara Teixeira p. 88
Sobre
outros narradores: as histórias e as memórias em Estórias Abensonhadas,
de Mia Couto - Xênia Amaral Matos e Ívens Matozo Silva p. 98
Honra e
desonra na sociedade dos brancos: o processo de disjunção no conto “Clara
dos Anjos” de Lima Barreto - Jonatan de Souza Santos p. 109
Vozes
transculturais em Olga Grjasnowa - Dionei Mathias p. 116
Frankenstein e as contradições da modernidade - Michel Goulart da
Silva p. 125
Resenhas:
O vermelho
e o negro: entre a ficção e a realidade - Maria Luiza Guarnieri
Atik p. 131
Literatura: uma arte necessária para a humanização do homem -
Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos e Thamires Nayara Sousa de Vasconcelos
p. 135